Mais de 500 participantes acompanham Seminário em celebração aos 25 anos do Estatuto da Cidade
Realizado em parceria com a SNDUM, FNP e ConCidades, seminário reafirmou a importância da cooperação para enfrentar desafios urbanos contemporâneos.
Publicado em 24/06/2026 15h40 | Atualizado em 24/06/2026 15h46
O Seminário 25 anos do Estatuto da Cidade, realizado nos
dias 18 e 19 de junho de 2026, em Brasília (DF), reuniu mais de 500
participantes, entre público presencial e remoto, oferecendo um espaço de
reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas da política urbana
brasileira.
Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
(CAU/BR) em parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano
e Metropolitano (SNDUM), do Ministério das Cidades, por meio do Portal
Capacidades, o evento contou ainda com a parceria da Frente Nacional de
Prefeitas e Prefeitos (FNP) e do Conselho das Cidades (ConCidades).
Ao longo de dois dias, especialistas, gestores públicos,
representantes de movimentos sociais, pesquisadores e profissionais da área
urbana participaram de uma programação que abordou temas centrais para o
desenvolvimento urbano integrado e para a efetivação dos princípios
estabelecidos pelo Estatuto da Cidade.
O evento também marcou a apresentação da Carta de Brasília,
documento resultante do 2º Encontro de Coordenadores da Comissão de Política
Urbana e Ambiental (CPUA) 2026, reafirmando compromissos com a
implementação de políticas urbanas voltadas à promoção do direito à cidade e à
redução das desigualdades socioespaciais.
Para a analista de infraestrutura do Departamento de Adaptação das
Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Janaína de Holanda
Camilo, o seminário cumpriu um papel fundamental ao promover um espaço plural
de diálogo e reflexão sobre o legado e os desafios do Estatuto da Cidade.
“Discutir criticamente e, ao mesmo tempo, celebrar os 25 anos de
uma lei tão importante para o planejamento urbano não é uma tarefa trivial. O
Estatuto da Cidade representa um marco para as cidades brasileiras; no entanto,
os desafios e as desigualdades ainda se impõem à realidade urbana.”
Ao completar 25 anos, o Estatuto da Cidade permanece como um dos
principais marcos normativos da política urbana nacional, orientando
instrumentos de planejamento territorial, gestão democrática e promoção da
função social da cidade e da propriedade. Nesse contexto, o seminário
contribuiu para fortalecer o diálogo entre diferentes setores da sociedade,
promovendo o intercâmbio de experiências e a construção coletiva de estratégias
para cidades mais inclusivas, sustentáveis e resilientes.
O expressivo público participante e a diversidade de instituições
representadas reforçaram a relevância do tema e demonstraram o interesse
crescente em qualificar o debate sobre o futuro das cidades brasileiras,
reafirmando a importância da cooperação entre governos, academia, entidades
profissionais e sociedade civil para enfrentar os desafios urbanos
contemporâneos.