Laboratórios de Resiliência: cidades selecionadas testarão nova metodologia de gestão de riscos no Brasil
Parceria entre Ministério das Cidades e Fiocruz entra em fase operacional com a escolha de seis municípios em MG, RJ e BA para a fase piloto do projeto DUI-RRD.
Publicado em 13/02/2026 13h35
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciaram, nesta segunda-feira (09/02), os seis municípios que integrarão a fase piloto do projeto Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres (DUI-RRD Cidades).
As cidades que liderarão o piloto são:
Minas Gerais: Belo Horizonte e Nova Lima.
Rio de Janeiro: Nova Friburgo, Paraíba do Sul e Petrópolis.
Bahia: Simões Filho.
A partir de março de 2026, as equipes locais iniciarão a aplicação assistida da primeira versão do Manual Técnico DUI-RRD. As cidades selecionadas funcionarão como "laboratórios urbanos", onde as diretrizes de planejamento do Manual serão testadas em cenários reais de alta vulnerabilidade. O objetivo da fase piloto é que esses municípios experimentem e validem a exequibilidade das ferramentas propostas, permitindo ajustes que garantam a eficácia da metodologia antes de sua expansão para todo o território nacional.
Sobre o Projeto
O DUI-RRD Cidades é fruto de uma cooperação técnica entre o Ministério das Cidades, via SNDUM, e a Fiocruz. A rede de apoio e divulgação dos resultados é centralizada na ReDUS, que atua como o ecossistema de conexão entre os gestores envolvidos. Está prevista para dezembro de 2026 a consolidação da versão final do manual e o lançamento dos resultados do piloto.
Informações e Contato: Coordenação do Projeto DUI-RRD
E-mail: rrd.cidades@fiocruz.br
Capacidades: Conhecer para Desenvolver!
Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas – CGFCG
E-mail: capacidades@cidades.gov.br
Telefone: (61) 31420635