Desenvolvimento Urbano Integrado em Áreas Centrais” é o nome do novo curso ofertado no Portal Capacidades. O curso dá continuidade ao introdutório "Desenvolvimento Urbano Integrado", também disponível no Portal Capacidades, que aborda aspectos gerais da temática. 

 

O novo curso explora os principais desafios do planejamento urbano para as áreas centrais brasileiras, como a questão da moradia, do patrimônio histórico, das oportunidades de geração de renda e das demandas por requalificação de espaços e edificações nesses contextos 

 

Para isso, introduz conceitos como centralidades, densidade, usos e ociosidade, e lembra a importância de que as intervenções sejam pensadas de forma participativa, e articulada com as estratégias de desenvolvimento da cidade como um todo. 

 

A trilogia sobre DUI é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), do Ministério das Cidades, e o Instituto Pólis, com apoio da agência de cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, a Deutshe Gesellschaft für Zusammenarbeit – GIZ, no âmbito do Projeto Cidade Presente. 

 

O DUI concebe o planejamento urbano para o bem-viver, partindo de uma visão sistêmica, em que a integração institucional setorial e multinível e o protagonismo dos territórios visam contribuir para um desenvolvimento urbano mais sustentável e democrático.  

 

DUI em uma série de cursos 

 

Este curso marca a segunda entrega de três previstas na parceria, e traz como módulos: 1) Conhecendo os desafios das áreas centrais; 2) Estratégia de DUI em áreas centrais.  

 

A próxima capacitação da trilogia, que trará o DUI para as áreas periféricas, também será disponibilizada em breve no Portal Capacidades, do Ministério das Cidades. 

 

Carga horária e certificação 

 
O curso em DUI para áreas centrais tem carga horária de 30 horas, é autoinstrucional na modalidade EaD e gratuito, e oferece certificação para os seus concluintes, por meio da Plataforma Escola Virtual de Governo – Ev.G 

 

É destinado a todas as pessoas interessadas, mas o público-alvo preferencial são agentes públicos de todos os níveis federativos, em especial aos gestores e técnicos municipais. 

 

O DUI presente em publicações na Capaciteca do Portal Capacidades 

 

No âmbito do Projeto Cidade Presente, também foram elaboradas e disponibilizadas outras produções que contribuem para a capacitação no tema. Uma delas é a publicação “Caminhos para planejar cidades integradas – estratégias para um desenvolvimento urbano integrado”. Saiba mais no Portal Capacidades. 

 

Acesse o curso no Portal Capacidades! 

 

 

Código QR

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. 


Capacidades: Conhecer para Desenvolver! 


Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas - CGFCG/DEDUM/SNDUM   

E-mail:capacidades@cidades.gov.br   

Telefone: (61) 3142-0635