Brasília (DF) – Considerando a mudança do clima e a presença de eventos climáticos cada vez mais extremos, como secas, ondas de calor, avanço do mar e tempestades, precisamos refletir como podemos melhorar nossa atuação na gestão de Cidades, pois estas realidades e seus impactos tendem a se intensificar, afetando principalmente a população mais vulnerável. Neste contexto global, as ações locais e o protagonismo das cidades são cada vez mais evidenciadas na agenda de mudança do clima.  

No Brasil, a maior parte da população está concentrada em áreas urbanas e tem sofrido com os impactos da mudança do clima. Isso demanda ações urgentes, planejadas e intencionais para a adaptação, tanto para proteger a população como para dar mais eficácia aos investimentos em infraestrutura e serviços urbanos neste novo cenário.  

Em paralelo ao lançamento da Consulta Pública do Plano Clima Adaptação - Cidades, o Ministério se organiza para lançar apoio cada vez mais aos Municípios. 

Portanto, esta segunda turma para o curso Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades – Capacidades, é o resultado da parceria do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital (DAC), da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades (SNDUM/MCID) com o Lincoln Institute of Land Policy e apoio do World Resources Institute - WRI Brasil. 

Esta ação reforça a importância de desenvolver capacidades para promover cidades mais seguras, justas e sustentáveis no Brasil.  

A lista dos municípios selecionados pode ser acessada na iniciativa do curso na Plaforma ReDUS 

As cidades selecionadas foram avaliadas quanto às informações prestadas pelos representantes locais quanto às suas problemáticas locais derivadas de eventos climáticos significativos, além de outras relevâncias como localidade e diversidade de demandas e ações a serem aplicadas no território 

Nesta segunda turma, foram aceitas também inscrições de equipes de diversos municípios, mas que possuem uma demanda local que os afetam regionalmente 

Devido ao foco em população e territórios vulneráveis socioeconomicamente, o Índice de Desenvolvimento Urbano Municipal (IDH-M) foi utilizado como critério de desempate e, mais uma vez, somente 10 municípios foram selecionados dentre os diversos que se inscreveram e concorreram às vagas, demonstrando a relevância e urgência do tema.


Capacidades: Conhecer para desenvolver


Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas - CGFCG/DEDUM/SNDUM  

E-mail: capacidades@cidades.gov.br  

Telefone: (61) 3142-0635