A sétima edição do Circuito Urbano, iniciativa do ONU-Habitat Brasil com apoio institucional do Ministério das Cidades, segue com uma programação intensa entre os dias 19 e 25 de outubro, trazendo experiências de todo o país que abordam o tema central “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”. 

Nesta semana, o destaque é a diversidade de eventos que conectam habitação, clima, inovação e inclusão social, reforçando o papel dos municípios e da sociedade civil na implementação de políticas urbanas alinhadas aos compromissos climáticos globais. 

Destaques da semana 

Entre as atividades presenciais e virtuais, o dia 20 de outubro se destaca pela concentração de debates sobre inovação urbana e justiça climática. “Seminário Internacional da Indústria Sustentável e Inovação” e o encontro “Cidades Inteligentes: Dados, Inovação e Inclusão” reúnem especialistas e gestores públicos para discutir o papel da tecnologia na promoção de cidades resilientes e centradas nas pessoas. Ainda no mesmo dia, o paine“Habitação e Justiça Climática: o caso do Residencial Edgar Gayoso” traz um exemplo concreto de integração entre moradia e sustentabilidade. 

A semana segue com destaque para o evento Clima no Centro: soluções integradas para o enfrentamento das vulnerabilidades nos centros urbanos” (21/10)quconta com a participação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades (SNDUM/MCID)da InRededa GIZ e da Frente Parlamentar para Centros Urbanos no debate sobre como requalificar áreas centrais das cidades brasileiras para enfrenar a crise climática e reduzir desigualdades 

No mesmo dia, o debate “Cidades baseadas em evidências: o uso de dados para desenhar políticas” reforça a importância de decisões urbanas orientadas por indicadores e evidências, uma prioridade compartilhada pelo Ministério das Cidades.  

Nos dias 22 e 23 de outubro, o foco recai sobre as soluções territoriais e climáticas. O evento “Contribuições da Morfologia Urbana frente às mudanças climáticas” abre o debate sobre a adaptação das cidades brasileiras, seguido por “Justiça urbana: caminhos para equidade, segurança e sustentabilidade” e “Salvador Azul e Verde: resiliência e mudanças climáticas”que destacam boas práticas locais em diferentes regiões do país. 

A programação também apresenta iniciativas com enfoque prático, como “Compromisso coletivo e impacto social para o saneamento básico” (22/10) e o “Workshop: Em que cidade você quer viver? Capacidades para resiliência” (23/10), promovendo a troca de experiências entre academia, gestores públicos e sociedade civil. 

Encerrando a semana, no dia 25 de outubro, o evento “Cidades Justas: Moradia e Clima para Reduzir Desigualdades” integra justiça social e ação climática como pilares para o futuro das cidades. 

Sobre o Circuito Urbano 

Criado em 2018 pelo ONU-Habitat Brasil, o Circuito Urbano faz parte das celebrações do Outubro Urbano, mês dedicado ao debate sobre o futuro das cidades, com início no Dia Mundial do Habitat e encerramento no Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. Em 2025, o Circuito chega à sua sétima edição, com mais de 1.000 eventos realizados em todo o país desde sua criação. 

Acesse a página da Programação do Circuito Urbano e acompanhe! 




Capacidades: Conhecer para Desenvolver! 


Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas - CGFCG/DEDUM/SNDUM    

E-mail: capacidades@cidades.gov.br    

Telefone: (61) 3142-0635