O Circuito Urbano 2025 chegou à sua última semana com uma ampla programação em todas as regiões do país, reforçando o compromisso coletivo com cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. De 26 a 31 de outubro, foram realizados mais de 70 eventos presenciais, virtuais e híbridos, reunindo gestores públicos, pesquisadores, movimentos sociais e representantes da sociedade civil. 

As atividades abordaram temas centrais do Outubro Urbano, refletindo a pluralidade de iniciativas locais apoiadas pelo ONU-Habitat, em parceria com o Ministério das Cidades e outras instituições públicas e acadêmicas. 

Entre os destaques da última semana estão os debates sobre ação climática e inovação urbana, com eventos como “Rumo à COP30: O protagonismo das cidades amazônicas na ação climática”, “Cidades inteligentes e inclusivas: inovação, tecnologia e cidadania” e “Instrumentos urbanísticos e ambientais: alternativa para as cidades”. 

As questões habitacionais e fundiárias também ganharam foco, com painéis como “Avanços e obstáculos para efetivação de HIS em cidades metropolitanas”, “Desafios da política habitacional em Boa Vista - RR” e “REURB: o papel dos municípios na redução das desigualdades urbanas”. 

O Circuito Urbano 2025 encerra-se nesta sexta-feira, 31 de outubro, Dia Mundial das Cidades reunirá iniciativas em diversas localidades do país, com destaque para o seminário “SNDU: oportunidade para fortalecimento do planejamento das cidades”, o “Prêmio Cidade Caminhável 2025” e o painel “Inovações em planejamento urbano para pequenos municípios”. 

Acesse e acompanhe! 




Capacidades: Conhecer para Desenvolver! 


Coordenação-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas - CGFCG/DEDUM/SNDUM    

E-mail: capacidades@cidades.gov.br   

Telefone: (61) 3142-0635